Palácio do Planalto confirma assinatura do decreto do rádio AM para dia 7 de novembro

A presidente Dilma Rousseff assinará no próximo dia 7, às 11h, o decreto que permite a migração das emissoras de rádio AM para a faixa de FM. A cerimônia será no Palácio do Planalto e contará com a presença de ministros e parlamentares.
O evento, que acontece no Dia do Radialista, será aberto a empresários e profissionais do setor de radiodifusão.

A Abert ressalta a importância da presença de todos os radiodifusores na solenidade. “Será um dia histórico para o rádio brasileiro”, afirma o presidente da entidade, Daniel Slaviero.

A medida atende a uma proposta da Abert e das entidades estaduais de rádio e televisão que, preocupadas com o aumento dos níveis de interferência sobre o rádio AM, em 2011, se mobilizaram para defendê-la junto ao governo.

Cerca de 1,8 mil emissoras poderão deixar a faixa de AM. A mudança, no entanto, não será obrigatória.

“O rádio AM ganhará em competitividade com a transmissão na faixa de FM. Estamos muito satisfeitos porque o governo compreendeu a importância do nosso pleito”, afirma Slaviero.

A migração poderá ocorrer tão logo autorizada nos municípios onde o espectro de FM estiver livre.  A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está encarregada de estudar o plano básico do rádio para verificar a disponibilidade de canais.

Fonte: ABERT - Assessoria de Comunicação (complemento)
Saiba mais sobre o rádio Digital - http://www.mc.gov.br
Neste link você tem o relatório do relator deputado Sandro Alex 


Receptor DRM+ e FM/RDS completo para Android

Agora é possível ouvir uma emissora DRM+ através de um dispositivo Android, seja um tabblet ou celular, conectado a um receptor de rádio USB baseado no chipset rtl2832 (que tem custo inferior a R$40)!
O software está a venda na Google Play por menos de R$30:

Mais informações sobre os dispositivos Android suportados e o receptor de rádio USB podem ser encontradas aqui:

Lembrando que em breve teremos sinais DRM+ no ar em algumas cidades brasileiras, durante os testes oficiais de Rádio Digital no Brasil.

Comentários