‘Avante Fantasma’ reúne admiradores do Operário

Gisele Wardani - Diário dos Campos

Inaugurada em agosto do ano passado, a sede da Associação Avante Fantasma (Aafa) é ponto de referência aos torcedores do Operário. A Galeria Cação Ribeiro tem acervo de mais de 200 fotos, recuperadas junto aos fanáticos operarianos e algumas até restauradas. A diretoria tem 15 membros e mais 50 associados. A ideia surgiu para reunir interessados em alavancar o time, nas competições do ano passado, conta Alysson Antero, um dos diretores. Hoje a Associação mantém a estrutura com as mensalidades que recebe e com a venda de materiais oficiais do clube, como chaveiros, canecas, adesivos, mouse pads, camisetas e livros. De acordo com Tiago Moro, presidente da Aafa, nos próximos meses, o grupo vai percorrer colégios, realizando a entrega de material informativo para o público infantil. “A torcida tem espaço para crescer”.
Segundo ele, o trabalho é importante pelo fato que o time ficou 10 anos sem disputar campeonato. “Ponta Grossa tem a oportunidade de ter um time próprio, e que está, no cenário geral, em situação melhor do que muitos outros, e hoje os torcedores são uma pequena chama, então fica fácil disseminar”, destaca. A meta é manter o estádio cheio. “Estamos organizados para reivindicar o que os torcedores gostariam de cobrar”. Todos os torcedores podem ser associados da Aafa, basta ter 18 anos completos e comparecer na sede. A inscrição é R$ 15 e a mensalidade R$ 20. “Estamos abertos sempre de quarta a sábado, das 10 às 18 horas, e pedimos, também, para quem tiver material antigo do Clube que tragam à sede, pois há muito material perdido, individualizado que pode enriquecer nosso acervo e mais pessoas terem acesso”, detalha.
Cadeira cativa
Tiago é representante sindical, tem 32 anos, e não lembra a primeira vez que esteve no Estádio Germano Krüger. “Meu avô e meu pai tinham cadeira cativa e até 1994 acompanhamos todos os jogos, e como bairristas que somos, é orgulho torcer para o Operário, e nesta fase queremos o time na Série B do Brasileiro, e que volte a ser classificado na Série D e na Copa do Brasil, e logo subindo para a série C, para que os torcedores tenham calendário anual com o time, diferente do ano passado que o nosso calendário acabou em maio”, conclui.

Comentários