Tico deixa futebol profissional do Operário


Texto: Sebastião Neto - Diário dos Campos
Supervisor foi contratado no início deste ano para auxiliar o time, que estava em situação complicada no PR (foto: arquivo: DC)
Supervisor de futebol do Operário Ferroviário em boa parte do Campeonato Paranaense desta temporada, Admilson Oliveira da Silva, o 'Tico', ficará ausente das decisões do futebol profissional do clube de Vila Oficinas em 2013. A informação foi confirmada no final da tarde de ontem pelo próprio Tico, que deve seguir no clube para coordenar as escolinhas de futebol do alvinegro em Ponta Grossa e implantar pólos das escolinhas nas cidades da região dos Campos Gerais.
"Hoje, a LA Sports tem um respaldo importante para dar ao futebol profissional, mas ao mesmo tempo que isso acontece, precisamos manter a marca do clube forte e seguir investindo na formação de atletas", explica o ex-supervisor. Segundo Tico, o projeto de implantar escolas de futebol do Operário na região deve ser oficializado após a entrada do novo presidente, que acontece em janeiro. "Já estamos com o projeto montado desde 2009 e vamos só confirmar o aval da presidência para executá-lo", completa.
Segundo Pedro Henrique Poitevin, gerente executivo da LA Sports em Ponta Grossa, a decisão que culminou na saída de Tico do futebol profissional aconteceu na terça-feira a noite, em uma reunião entre os dirigentes da empresa parceira do Operário. "Foi uma conversa amigável e tranquila, e já os comunicamos deste resultado", afirma. Sobre o jogo-treino que o Operário realizaria neste final de semana, o gerente confirmou que o Fantasma não fará a partida por falta de adversário. "Se der tempo, faremos algum jogo antes da viagem para São Paulo, mas caso contrário faremos nossos amistosos no quadrangular", confirma.

Iurk fecha ciclo de seis anos no Operário

Texto: Sebastião Neto

Presidente do Fantasma durante três gestões, Carlos Roberto Iurk entrega o cargo para Laurival Pontarolo, que deve ser candidato único nas eleições do mês de dezembro em Vila Oficinas

Na tarde desta terça-feira, Carlos Roberto Iurk se desligou oficialmente da presidência do Operário Ferroviário Esporte Clube. Iurk comandou o Fantasma de Vila Oficinas durante três gestões, desde janeiro de 2007 até este mês, e a saída do comando se deve ao fato de que o ex-mandatário alvinegro vai assumir o Conselho Deliberativo do clube. "Vamos continuar dentro do clube, para apoiar e auxiliar o novo presidente e manter o Operário no caminho certo", disse Iurk. Quem assume o comando do clube de forma interina, enquanto não são conhecidos os resultados de eleição, é Laurival Pontarolo, que era vice-presidente do alvinegro.
Além de assumir o comando do clube neste momento, Pontarolo é candidato único até o momento para presidir o clube nos próximos dois anos. "Com certeza, a nossa intenção é dar continuidade ao brilhante trabalho do Iurk. Estamos preparados para isso", destaca o novo presidente, que falou rapidamente em um dos intervalos da reunião que teve na tarde de ontem no Operário. Por outro lado, Iurk aponta que o Operário vive um momento positivo não só dentro do futebol profissional como também na parte social. "Estamos em uma nova era. Tivemos a felicidade de escolher parceiros que se encaixaram com a gente e que deram certo", explica. Como principais gestores, se destacam a Premier Soccer (2010/2011) e a LA Sports, atual parceira do clube ponta-grossense.
Ao conversar com a reportagem do Diário dos Campos, Carlos Roberto Iurk lembrou de momentos marcantes das campanhas alvinegras nas últimas temporadas. "Voltamos para elite, o que era importante não só para o clube como também para a cidade, e para mim então, era questão de honra", frisou Iurk, trazendo na memória o rebaixamento da equipe para a Divisão de Acesso do estadual em 1994, período em que ele também era presidente do Fantasma. Já sobre os momentos de alegria, o ex-presidente destaca a temporada 2010, quando o time ficou perto do acesso à Série C do Campeonato Brasileiro. "Foi nosso ponto alto, não só pela Série D, mas principalmente pelo 3° lugar no Campeonato Paranaense do ano seguinte", ressalta.
"Sem dormir"
Não só de bons momentos viveu a gestão de Iurk. Após o acesso, o Operário Ferroviário chegou a correr risco de ser novamente rebaixado no Paranaense deste ano, o que preocupou a diretoria do clube, especialmente Iurk. "Confesso que fiquei várias noites sem dormir, mas graças a Deus os jogadores se recuperaram e tivemos a presença importante do Lio [Evaristo]", completa. "Passava um filme do que já aconteceu na minha cabeça", confessa o ex-comandante.

Comentários