CCJ da Assembleia aprova bebida nos estádios durante a Copa de 2014


Reunião na tarde desta terça-feira (29) manteve, no entanto, proibida a comercialização fora do período do Mundial. Projeto deve ir ao Plenário dentro de uma ou duas semanas.

Em reunião no começo da tarde desta terça-feira (29), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná aprovou, por unanimidade, o projeto do deputado Leonaldo Paranhos (PSC), com o parecer do relator Fernando Scanavacca (PDT), que mantém a proibição do comércio de bebidas alcoólicas nos estádios de futebol do estado. A venda durante as partidas da Copa de 2014, no entanto, está liberada.
Anteriormente, o projeto previa a proibição de bebidas alcoólicas em jogos de futebol profissional organizados pela Federação Parananese, e também nos jogos da Copa de 2014. Foi retirado da proposta a parte destacada que tratava das partidas do Mundial.
Ou seja, em jogos do Campeonato Paranaense está proibida a venda de bebidas. Em competições daConfederação Brasileira de Futebol (CBF) vale a mesma regra, já que, em âmbito nacional, deve-se seguir o Estatuto do Torcedor que não permite a comercialização.
Agora, a proposta vai passar por outros setores da Casa Legislativa. O tema ainda será debatido nas comissões de Saúde, Indústria e Comércio, Esportes e Defesa do Consumidor. Com isso, a votação em Plenário deve ocorrer dentro de uma ou duas semanas.
A deliberação acabou no âmbito estadual porque os deputados e senadores federais preferiram, quando houve a discussão no Congresso Nacional, deixar que cada estado que receberá partidas do Mundial definisse o assunto por conta própria.

Só em jogos de futebol

Uma emenda sugerida pelo deputado Nereu Moura (PMDB), que restringe a proibição apenas aos jogos de futebol, foi aceita pelo relator e também aprovada. Ou seja, bebidas podem ser vendidas em ginásios, arenas e praças esportivas que recebam outras modalidades. O deputado Alexandre Curi (PMDB) chegou a brincar na sessão: “pelada não dá para restringir porque os jogos do Atlético e do Coritiba já estão uma pelada”.
Fonte: Gazeta do Povo.

Comentários